Tudo ao mesmo tempo e agora
Um mundo em constante mudança, onde tudo acontece quase que ao mesmo tempo. Essa é a rotina de um profissional de propaganda, profissão na qual se manter atualizado não é uma necessidade e, sim, obrigação. Há muito tempo ela é o diferencial no posicionamento de produtos e marcas reconhecidos no mercado. Em Brusque, por exemplo, o profissional da área vem se consolidando nos últimos anos devido ao potencial econômico da região.
Segundo o professor universitário e proprietário de uma agência de publicidade em Brusque, Fernando Hercílio Barni, que atua há oito anos no ramo, o comportamento do empresário local está mudando em relação às ações de divulgação através de propaganda. “Quando atendi meu primeiro cliente, ele sequer sabia o que era uma agência de publicidade. Não existia departamento de comunicação nas empresas e o contato era diretamente com o cliente”, relembra.
Era difícil o convencimento devido à negociação ser tratada com pessoas leigas. Hoje, a realidade é totalmente diferente. Fernando conta que todas as empresas que sua agência atende têm um departamento de comunicação e valorizam o trabalho. Isso tudo devido ao fato de ela possuir uma equipe formada por profissionais formados e estudantes em fase final do curso de graduação.
Antigamente, as empresas de grande porte da cidade, por falta de profissionais qualificados, optavam por agências do eixo Rio/São Paulo. Algo que se deve ao fato da região estar bastante avançada nessa área. Segundo Barni, essa mentalidade está mudando. Ele cita o exemplo da Metalúrgica Zen: é a primeira vez que a empresa trabalha com um contrato fixo, utilizando agência local.
“O exemplo da Zen prova que existe, hoje, uma valorização por parte das empresas de grande porte. Os empresários percebem que pegando agências de fora, não só o valor é mais alto, mas percebem que o serviço é o mesmo. É muito mais vantajoso estar contratando empresas locais”, ressalta Barni.
Estudante de comunicação social, André Weidgenant aconselha as pessoas que pretendem trabalhar no ramo a investir na qualificação e formação. “A partir do momento em que você tem mais conhecimento na área, tem mais oportunidades. O curso agregou o conhecimento geral na parte de comunicação. Após o segundo semestre, consegui emprego na agencia”.
Coordenador de curso de publicidade de propaganda em uma instituição de ensino superior de Brusque, Sandro Waltrich De Assis Pereira comenta que o cenário econômico nacional aponta para um crescimento e consolidação em todos os aspectos no mercado da comunicação.
Para ele, com a economia mais forte, a publicidade se torna mola propulsora de todo esse processo. “Nós temos, sim, um crescimento e, em Brusque, a gente vem percebendo uma tendência da absorção desses profissionais. Todos querem ser mais valorizado nos aspectos sociais e financeiros. Hoje, temos um cenário de mercado melhor. Ainda não é o ideal, mas estamos seguindo para um caminho muito interessante.”
Para ele, o profissional será bem mais valorizado a partir do momento que as grandes empresas de Brusque começarem a entender e desmistificar a imagem da comunicação como um gasto e, sim, como um investimento.
Coordenadora do curso de publicidade de propaganda em outra instituição de ensino da cidade, Cintia Hansen entende que cada vez mais existe a necessidade de comunicação no ambiente de mercado. Para ela, em Brusque e região o segmento da indústria e comercio é forte. “Eu entendo que cada vez mais o empresariado vai percebendo a importância de se fazer uma boa comunicação. Nesse sentido a profissionalização da área é muito importante”.
Hansen destaca que a comunicação tem uma relação intrínseca com as novas tecnologias e não é possível fazer comunicação sem os domínios dessas tecnologias vigentes e emergentes. Neste sentido, é fundamental um trabalho continuo de atualização desses profissionais de conhecer as novas tecnologias de compreendê-las e, assim, ajudando estrategicamente no mercado. Isso auxilia para se ter um impacto positivo.
“Não basta se graduar. Você tem que estar em constante atualização e, nesse sentido, a graduação tem um importante sentido de colocar na cabeça do aluno que ele vai estar numa constante atualização” finaliza.